terça-feira, 22 de março de 2011

dias chuvosos

Eu te pergunto: o que fazer? Comer, dormir, ou os dois? 

Nem tanto ao céu nem tanto ao mar. Decidi tirar uma siesta depois do almoço-nosso-de-cada-dia (enquanto é possível), regado a abobrinha refogada, peixe grelhado, arroz integral (uma mistura do arroz vermelho com o selvagem e o parbolizado) e salada de folhas. Depois da siesta, um café, pra não perder o costume e pra ficar acordada pra ler Jung.
Hoje fizemos (a Mári, actually) uma sobremesa especialíssima e deliciosíssima: pêras ao vinho com chocolate meio amargo. Ok, nada disso é muito light, mas o que vale é a experiência gastronômica. Na verdade, o que vale é a sabedoria. Experimentar não mata ninguém. O que não podemos fazer é nos afundar em uma lata de doce de leite com chocolate e depois chorar de arrependimento. Então aí vai a receita dessa sobremesa wonderful:

- pêras (não tão maduras, senão elas desmancham ao cozinhar) com os devidos cabinhos;
- vinho (fica a critério do cliente se vai ser tinto ou seco);
- uma barra de chocolate meio amargo (para derreter). Pode ser o chocolate ao leite, mas com o meio amargo fica "na medida";
- açúcar cristal;
- creme de leite.

Fizemos com vinho tinto, um vinho meio doce, então deu pra colocar pouco açúcar.
Se a sua mão já for a da cozinheira-da-barriga-marcada, vai no olhômetro a medida do açúcar. Se não for, é melhor ir experimentando. Não precisa ficar tão doce, o açúcar é só pra pêra absorver um pouco do "docinho" e não ficar tão ácida. Na cozinha, como diz minha avó, tudo é questão de bom senso e sensibilidade. Então fica a dica.
  
O 1o passo é descascar as pêras colocá-las em uma panela e depois o vinho (a medida é até cubrir as pêras), depois é só deixar ferver e cozinhar as pêras até que fiquem tenras. Depois disso o chocolate pode ser derretido em banho-maria. Quando derretido, misture o creme de leite  e mexa bem. Aí é só despejar o chocolate em cima das pêras e servir. O resto é felicidade.
Adorei a receita, e na verdade pode ser algo bem chique e servido em jantares/almoços especiais. Como todo dia é especial, resolvemos fazer hoje mesmo, que resolvemos chamar uma amiga pra almoçar. Aí vai a foto de como ficou:




Descobri na revista "bons fluidos" um molho pra salada e vegetais pra quem tem colesterol alto. A receita é: azeite, óleo de linhaça e curry. Como não tinha óleo de linhaça, foi mesmo sem ele, e o resultado foi maravilhoso. Pretendo adquirir o óleo de linhaça, já li várias coisas a respeito dele e tudo positivo e benéfico pra saúde!

Curry me lembra Índia, que me lembra comida vegetariana, que me lembra o restaurante vegetariano-indiano que fui com a minha irmã em Barcelona. Só de lembrar me dá água na boca! Enquanto não tenho Barcelona de novo, nem minha irmã aqui pra experimentar as tentativas que faço na cozinha, eu vou enfiando curry aonde posso... é, acho que a temporada dos alecrins se foi e chegou a do amigo amarelo. Seja bem vindo, Curry!

Nenhum comentário:

Postar um comentário